segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A cidade de Barueri



Barueri é um município da Microrregião de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. Localiza-se a 26 quilômetros da Praça da Sé, marco zero da capital paulista. Sua população foi estimada no ano de 2010 em 240 656 habitantes pelo IBGE, sendo a 29º cidade mais populosa do estado e a terceira cidade mais populosa da Microrregião de Osasco. Sua área é de 66,14 quilômetros quadrados, o que resulta numa densidade demográfica de 3 638,5 habitantes por quilômetro quadrado.

Assim como a maior parte dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Barueri tem uma temperatura média anual de 18 graus centígrados e sua vegetação original é a mata atlântica. Sua economia é baseada na arrecadação de impostos provenientes da prestação de serviços.

Em 1973, um terreno de 500 hectares comprado em Barueri, a Fazenda Tamboré, deu origem a um dos bairros mais famosos do Brasil, Alphaville. Hoje, o bairro é um dos maiores polos industriais e comerciais do estado e gera a maior parte dos impostos da cidade.

Com a construção da Arena Barueri, a cidade ganhou notoriedade nacional através do esporte e passou a sediar grandes eventos esportivos.

Economia

Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, e um dos pólos empresariais mais famosos do Brasil.

Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas. Possui a alíquota de ISS mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura de Barueri.

A cidade é a 9ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto (PIB) de R$ 25.483.663, superior à 20 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o terceiro maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo e Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo).



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barueri
http://www.encontrabarueri.com.br/barueri/

Nenhum comentário:

Postar um comentário